quinta-feira, 31 de março de 2016

Biografia do Ziraldo

"O livro é o alimento da alma." Ziraldo



Em 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga, Minas Gerais, nascia Ziraldo Alves Pinto. Ele iniciou sua carreira de escritor nos anos 50 em jornais e revistas importantes da época. Em 1960 sua fama começou com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: "A Turma do Pererê."

No período do regime militar (1964-1984), juntamente com outros humoristas Ziraldo funda o Jornal O Pasquim. Esse jornal ficou famoso como um dos poucos veículos que criticavam a ditadura. Em 1969 Ziraldo publica seu primeiro livro infantil "Flicts", que tem admiradores em todo mundo. Após 1979 ele se concentra em escrever livros para crianças e em 1980 lança um dos maiores fenômenos de todos os tempos: "O Menino Maluquinho." Esse personagem já foi adaptado para o cinema, internet, quadrinhos, ópera infantil e teatro.


Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas (inglês, espanhol, alemão, francês e italiano). Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

Referência: http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/. Acesso em 31/03/16


Nenhum comentário:

Postar um comentário